it don´t mean a thing if it ain´t got that swing. duke ellington

tempoestranho@gmail.com

terça-feira, 29 de janeiro de 2008





Na primeira noite que aqui dormi, acordei com o céu da cama que tombou sobre mim, o que me deu a sensação de um assalto, pelo menos foi o que logo pensei. Os ratos davam saltos nos telhados, ressoando como passos de pessoas. Nessa primeira noite levantei-me várias vezes e pus-me a olhar para o jardim.

...

Da casa do vizinho vinha um rugido terrível. Era um leão criado por esta família, um leão de África, preso, segundo que contaram, como o cão bravo da casa. Na primeira noite o vento soprou fortemente e todas as noites sibilava, como se estivéssemos no Outono.

...

Entre o convento e Lisboa, mas mais próximo da cidade, há, num monte com uma grande vista sobre o Tejo, um dos maiores cemitérios da capital, o Cemitério do Alto de São João. O centro é ocupado por uma capela, cujos vários nichos exibem figuras de santos, horríveis imagens de idiotas, uma ofensa ao mármore puro. Partindo da capela, estendem-se pelas várias áleas monumentos, ao lado uns dos outros, em formas de pequenas torres pesadas ou de pirâmides. Está-se aqui na infância da arte da escultura.


[Hans Cristian Andersen em Uma visita em Portugal em 1866]

Sem comentários: